Conheça os tipos de alargadores que não descascam

Se precisássemos ranquear as perguntas que recebemos no nosso atendimento, sem dúvidas o primeiro lugar seria: Esse alargador/piercing descasca?

Esse é um questionamento super válido, principalmente porque existem pessoas mal intencionadas vendendo alargadores de procedência duvidosa que descasca rapidamente.

Pior ainda, alargadores que descascam geralmente são feitos de materiais que causam reações alérgicas no lóbulo.

Lendo isso talvez você se pergunte: mas como saber se um alargador é bom? E a gente te responde: alargadores que não descascam são feitos em procedimentos bem específicos. 

Sendo assim, ao comprar um alargador ou piercing, ao invés de perguntar se o alargador descasca, pergunte qual material e o procedimento usado na joia.

Em nossa loja, você irá encontrar o que há de melhor e mais moderno no que se trata do universo de alargadores e piercings. Vejamos abaixo as opções que você encontrará em nosso site e como elas são produzidas.

• Materiais:

          ○ Aço cirúrgico;

          ○ Titânio;

• Procedimento

          ○ PVD – Deposição Física de Vapor

          ○ Anodização do aço

Nesse texto focaremos apenas nos procedimentos de coloração. Mas, caso você queira saber qual o melhor material entre aço cirúrgico ou titânio, temos um texto explicando quais as vantagens de cada um.

Dito isso, vamos aos procedimentos de coloração.

Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels

PVD – Deposição Física de Vapor

O PVD (Physical Vapour Deposition)  consiste em um procedimento químico que sela o revestimento no aço e o colore, promovendo uma maior durabilidade à peça. 

PVD é realizado somente em peças de aço cirúrgico. Em peças de outros materiais o procedimento realizado é outro, explicaremos logo abaixo.

Graças ao procedimento, somente grandes impactos fazem com que o alargador perca a cor. Dessa forma, uma queda no chão não causaria impacto em sua estrutura (mas uma martelada, sim).

Como funciona o PVD

Se você ficou curioso para saber, aqui vai uma explicação científica de como funciona o procedimento de deposição física de vapor: 

O aço é colocado em uma câmara de vácuo com um amontoado de gás de argônio. Assim, submetidos a uma alta tensão, o argônio libera íons que se aderem ao aço.

Por fim, ocorre uma reação que adere a joia ao plasma responsável por colorir a estrutura.

Vantagens do PVD

Este procedimento também colore as peças! Por exemplo: joias douradas, rosê, bronze, azul, preto e vermelho escuro são produzidas com o PVD. 

Nesse estilo de coloração, para reverter o procedimento seria necessária uma câmara de alta pressão que libere o plasma da superfície. Por isso, a probabilidade do alargador desbotar ao longo do tempo de uso é quase nula.

Por fim, com todas essas vantagens, o PVD ainda tem mais uma: não causa nenhum impacto ambiental! 

Esse é um procedimento 100% parceiro da natureza, pois:

• Não emite gases;

• Não usa água;

• Não usa tintas tóxicas;

• Permite a reciclagem do aço descartado;

Só vantagens, não é mesmo?!

Anodização do metal

De acordo com o blog mecanica industrial:

A anodização é um processo onde se cria um filme de óxido sobre alguns metais por meio da imersão em um banho eletrolítico no qual o metal que sofrerá o processo é ligado ao pólo positivo de uma fonte de eletricidade, transformando-se no ânodo de uma cuba eletrolítica.  Mecânica Industrial

Esse processo permite que o metal anodizado possua um revestimento protetor feito através de uma reação química dificilmente desfeita

O processo de anodização ocorre no titânio também e não altera a biossegurança da joia. Todavia, ainda assim recomendamos utilizar modelos prateados para perfuração.

    
E por fim, a anodização também é eco friendly e não emite gases nem toxinas.

Anodização versus PVD

Os dois procedimentos são incríveis para o que se propõe, todavia, existe uma diferença principal em relação a eles.

Na anodização, as cores obtidas são mais vivas e vibrantes, o que significa que as joias feitas através desse procedimento serão ainda mais chamativas e conservarão a cor natural escolhida. 

Em contrapartida, o PVD produz cores mais sóbrias, sem muito brilho, que dão uma estética de joia mais minimalista e simplista.

Mas essas vantagens são relativas e variam de acordo com o que você quer:

• Prefere joias chamativas e com cores vivas? Use aço anodizado

• Gosta de joias com menos cor? Use PVD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *