Como limpar suas joias

Você sabe como limpar seus piercings e alargadores corretamente? Muita gente faz isso da maneira errada! Será que você também?

Seja como for, hoje iremos te ensinar a limpar suas joias corretamente e o que você não pode usar de maneira alguma.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que existem rotinas de higiene diferentes para alargadores e piercings antes e depois da cicatrização. 

Esse texto vai focar somente em perfurações cicatrizadas, mas já existe outro texto para perfurações cicatrizando

Dito isso, vamos às dicas:

Antes de mais nada, lave as mãos!

Lavar as mãos é muito importante para manusear suas joias em segurança

Algo muito importante que deixamos passar despercebido é a importância de higienizar as  mãos antes de pegar em um piercing ou alargador.

As mãos são as partes do nosso corpo que mais se expõem a sujeiras, fungos e bactérias. Além de usarmos elas para basicamente tudo.

Por isso, você deve sempre lavar suas mãos com água e sabão antes de manusear seus adereços, encostar no olho, orelha, boca entre outras partes do seu corpo.

Não existe restrição de sabonete para usar nas mãos. Você pode usar qualquer um, desde que ele elimine a gordura e sujeiras contidas nela. 

Higienize seus alargadores e piercings todos os dias

Você precisa criar uma rotina de higienização diária. Para facilitar, basta associar a limpeza do alargador ou piercing com alguma rotina de autocuidado.

Você pode limpar eles todos os dias à noite antes do banho, por exemplo. Daí você os deixa secando enquanto se lava e já limpa o lóbulo.

Além disso, caso você tenha uma rotina muito corrida, ainda é possível fazer a higienização dia-sim-dia-não.

Uma dica muito bacana é utilizar lenços umedecidos sem álcool para limpar tanto a pele quanto as joias. 

Os lenços de bebê não agridem o corpo e não causam danos nos alargadores e piercings, então é uma ótima alternativa. No entanto, seu uso frequente pode deixar algumas peças opacas ou com manchas, como é o caso dos alargadores de madeira.

pessoa se olhando no espelho para limpar alargador
Foto de Ron Lach no Pexels

Limpando as peças

Durante o processo de higienização, você deve atentar a alguns fatores. Qual o tipo de sabonete você usa? Como você seca as peças? Você passa álcool nelas? 

Essas são algumas das perguntas mais importantes que serão respondidas logo abaixo!

Sabonete

Ao lavar suas joias, evite usar o sabonete em barra direto no alargador. 

Os sabonetes em barra podem soltar pedaços que, por sua vez, cristalizam na rosca do alargador e fazem ele travar na sua orelha. 

Já no caso dos piercings, o sabonete preso pode gerar o acúmulo de sujeiras que, por sua vez, podem evoluir para uma alergia ou infecção.

O ideal é dar preferência ao sabonete líquido. Mas, se você não puder ou não quiser usar, não tem problema! Basta seguir a dica abaixo:

  • • Faça bastante espuma na mão  1 vez;
  • • Descarte essa espuma;
  • • Faça espuma mais uma vez;
  • • Passe o alargador ou piercing na espuma;

O sabonete em barra pode acumular bactérias, por isso você deve fazer espuma 2 vezes antes de lavar o alargador. 

Para uma limpeza profunda, use uma escovinha de dentes para esfregar o alargador.

Evite usar Álcool

Você deve evitar ao máximo usar álcool nas tuas joias, pois ele resseca e estraga a pintura.

Uma ótima alternativa para usar no lugar do álcool é o soro fisiológico. Além de ser bem mais barato, ele não agride a peça.

Cuidado ao secar

Ao secar suas joias, evite usar toalhas felpudas, pois as linhas podem agarrar no piercing ou alargador e, em alguns casos, até danificar a joia.

Seguir estas dicas vai te auxiliar a ter uma experiência tranquila durante o uso destes adereços. Fique tranquilo! Por mais que pareça muita coisa, é somente uma questão de costume.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *